top of page
corte 5.jpg
DIVULGAÇÂO E TRABALHO ACADÊMICO

29

Resenha publicada sobre o livro de Flávia Leal que faz referência a pesquisa: "A aventura de criar: 50 anos da Escolinha de Arte do RS." 

Maio 2021

Local: Clyblog

06

Novembro 2015

Local: Pinacoteca

Barão de Santo Ângelo IA-UFRGS

Coordenação: Celso Vitelli

No Seminário Escolinha de Arte em debate, promovido pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do RS,  foi apresentado o painel A Escolinha como tema de pesquisa, que contou com os depoimentos das pesquisadoras Leocádia Costa (FEEVALE) e Mirela Meira (UFPEL) sob coordenação de Paola Zordan. Ambas abordaram suas pesquisas sobre as Escolinhas existentes em duas cidades do RS: Porto Alegre e Pelotas. 

12

janeiro 2011

Local: FEEVALE 

 

Em janeiro de 2011, o Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção de Especialista em Arte/Educação: Arte, Ensino e Linguagens Contemporâneas pela Universidade FEEVALE foi concedido a Leocádia Costa com a apresentação da pesquisa: A Aventura de Criar: 50 anos da Escolinha de Arte do RS. A banca contou com as presenças do orientador Prof. Me. Clóvis Vergara de Almeida Martins Costa e banca examinadora da Profª Silvana Maranzana da Silva. A estudante recebeu grau 10.

 

No TCC, a história do grupo é contada através das memórias, documentações e fatos relacionados à existência transformadora do Movimento de Arte-Educação no Brasil. A Escolinha de Arte do RS tornou-se uma referência dentro do Movimento das Escolinhas de Arte não somente como exemplo filosófico, mas também como responsável direta pelo intercâmbio, formação e ampliação da proposta na região sul do País, inspirando artistas e estudantes de todas as idades. 

08

Outubro 2010

Local: XXIV Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre 

Coordenação: Atelier Livre SMC/Pref.POA

O filme sobre os 50 anos da Escolinha de Arte do RS foi exibido gratuitamente com distribuição de exemplares da revista comemorativa na Sala Álvaro Moreyra do Atelier Livre da Prefeitura da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Estiveram  presentes educadores integrantes da Comissão dos 50 anos, artistas e público do Festival. 

bottom of page